Eu sempre fui uma grande defensora das reuniões presenciais, mesmo utilizando várias ferramentas para vídeos-conferencias e reuniões online. Isto pode andar meio na contramão nos dias de hoje, onde quase tudo é feito online, mas um estudo conjunto realizado pelas universidades de Waterloo, no Canadá, e Cornell, em Nova York, publicado no Journal of Experimental Social Psychology e divulgado pela revista Época em novembro de 2017, recomenda ométodo do “olho no olho” para solicitar algo ou convencer uma pessoa, mesmo que desconhecida.
Falar pessoalmente é 34 vezes mais eficiente do que enviar um e- mail com o mesmo pedido ou argumento, garantem os autores. E eu acredito também, que o famoso “olho no olho”, além de criar relações com mais empatia, potencializando a nossa capacidade de perceber melhor o outro, também é muito mais eficiente. E tenho cinco bons motivos para acreditar nisso:
1) Linguagem corporal – 55% da nossa comunicação é feita pela linguagem corporal e isso é perdido em uma ligação telefônica ou em um áudio enviado pelo whatsapp. Mas e os vídeos? Alguém consegue ficar natural em uma reunião online? Ao ver a nossa imagem refletida no vídeo, muitas vezes deixamos de agir naturalmente e isso dificulta a nossa percepção;
2) Garante Engajamento – A qualidade da presença (estar presente naquilo que faz) sempre fica comprometida em uma reunião online, pois geralmente as pessoas tendem a dar atenção para outras pessoas que não estão participando (filho e secretária são bons exemplos) criando uma conversa em paralelo;
3) A mensagem é mais clara – é sempre muito mais fácil dizer que não compreendeu pessoalmente (inclusive levantando o braço) do que por e-mail ou telefone, concorda?
4) Estimula participação – A qualidade da presença (estar presente, atento, desperto) aqui também conta pontos pois encoraja as pessoas a participarem. Em uma reunião online com várias pessoas, sempre tem alguém com uma conexão ruim que acaba dificultando a sua participação;
5) E sim, é mais eficiente – Por incrível que pareça as reuniões olho no olho são mais curtas pois sempre existe uma pressão maior para se chegar ao ponto.
E você, tem investido mais nas reuniões online ou presenciais?



Patricia Monte é publicitária e acredita que a comunicação com empatia é uma poderosa ferramenta de conexão, (auto) conhecimento e transformação.
E promove esta comunicação como consultora de comunicação, palestrante e facilitadora de roda de reflexão.


Patricia Monte

Author: Patricia Monte

Patricia Monte é publicitária e acredita que a comunicação com empatia é uma poderosa ferramenta de conexão, (auto) conhecimento e transformação.
E promove esta comunicação como consultora de comunicação, palestrante e facilitadora de roda de reflexão.

E-mail: ppatriciamonte@gmail.com

Compartilhe:

Leave a comment

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial